Impressionante como não importa o que seja, as circunstâncias, o tempo vivido, os erros cometidos e perdoados, TUDO que exige mudança, demora muito pra mudar.
Se tratando de sociedade então .. o muito vira uma eternidade, se tratando de CADA qual que compõe essa sociedade é melhor ''sentar e esperar''.
Desde a antiguidade, as mulheres foram vistas e tratadas com diferenças em relação aos homens, como se não fossem dignas de ocupar o lugar que ocupavam, como se fossem inferiores por um 'x' a mais que possuíam.
Filhas foram indesejadas, ''bruxas'' foram queimadas, idealizadoras foram impedidas, reprimidas, caladas, voto feminino demorou a existir, várias foram infelizes, passivas, dependentes. O ''crime'' era ser mulher, sem escolha, nascia-se nessa condição.
De lá pra ca, finalmente muita coisa evoluiu: conquistaram independencia, libertaram-se para serem o que quiserem, admitiram sua condição, inovaram, se impuzeram, destacaram-se; hoje todo homem sabe (ou deveria saber) a diferença e a importancia de um toque feminino. Achar que todos os problemas extinguiram-se seria ótimo, porém, não é bem assim que acontece. A sociedade, em sua raíz ainda continua machista.
Ainda hoje , a maioria das famílias costuma criar filhOs e filhAs de modo desigual. O menino, geralmente, é criado como o ''machão'', não pode chorar, demonstrar sentimentos, ser fraco, tem de praticar esporte, jogar futebol, torcer pelo time que o pai torce, é incentivado desde pequeno a pensar no sexo oposto com atração, cantar as mulheres, colecionar ''trofeus femininos'', contar beijos, sarros, noites; (esse é meu garoto - dizem os pai orgulhosos), no entanto, comumente, as meninas são criadas de uma forma mais recatada, seguem as mães, aprendem serviço doméstico, estudam, são orientadas a se comportarem, e, no futuro, terão um bom emprego, se casarão, terão filhos e serão todos felizes para sempre.
A hipocrisia começa aí, porque criar filhos e filhas diferentes, numa sociedade tão evoluída e aberta como a de hoje?
Claro que existem diferenças óbvias entre homens e mulheres, mas o que difere o comportamento de um bom ou mau homem e uma boa ou má mulher não são os preceitos que a sociedade impôs sobre a criação deles com influencia nos relacionamentos, e sim o caráter, a moral, a dignidade que lhes foram passados no crescimento.
Porque um homem pode ser ''muleque-piranha'', '' sair a caça'' e a mulher não pode agir dessa maneira?
Não existe lei ou coisa parecida que a proíba, o que existe e parece não querer deixar de existir é a maldade que existe na cabeça de cada um, o julgamento precipitado, o machismo que não vem só do sexo masculino, mas da sociedade como um todo.
Agora, junto-me a essas mulheres, as do passado, as do futuro, àquela mulher idealizadora que foi reprimida num passado distante, mas, que finalmente pode falar agora. Deixemos de lado esse pensamento pequeno e ínfimo, se tantas coisas mudaram, porque não mudar mais uma?
Agora, junto-me a essas mulheres, as do passado, as do futuro, àquela mulher idealizadora que foi reprimida num passado distante, mas, que finalmente pode falar agora. Deixemos de lado esse pensamento pequeno e ínfimo, se tantas coisas mudaram, porque não mudar mais uma?
Quando vamos aprender que todos os seres humanos são passiveis a erros, e que, temos sim, TODOS, ''teto de vidro''?
Não cabe a ninguém julgar atitudes alheias. Sei que parece dificil, mas basta olhar para si próprio e estar de bem com sua consciencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário